Portal do Governo Brasileiro

Programa de Eficiência do Gasto

O compromisso Estatal de equacionar o desafio imposto pelas demandas sociais ascendentes e pela limitação de recursos disponíveis exige a adoção logomarca_peg_horizontal.jpgsistemática de medidas que reduzam as despesas correntes. Nesse contexto, foi criado o Programa de Eficiência do Gasto (PEG), coordenado pela Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SOF/MP), o qual visa a melhorar a qualidade do gasto público por intermédio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua da gestão dos processos, com a finalidade de otimizar a prestação de bens e serviços aos cidadãos.

Visando a obtenção de ganhos de eficiência, atualmente cada órgão pode trabalhar com as seguintes despesas: água e esgoto; energia elétrica; telefonia fixa; telefonia móvel; vigilância; e limpeza e conservação. Além disso, há previsão de se trabalhar com despesas finalísticas.

Com o desenvolvimento do PEG, percebeu-se a possibilidade de atuar no estímulo à troca de experiências de boas práticas de gestão entre órgãos e entidades públicas. Muitas dessas práticas estão consolidadas no documento intitulado “Coletânea das Melhores Práticas de Gestão do Gasto Público”, onde consta a descrição detalhada de cada prática, os benefícios advindos da sua adoção, a facilidade de implementação e quais organizações a adotaram. No tópico “Links Interessantes” há possibilidade de realizar o download da referida Coletânea.
Objetivos
O objetivo geral do PEG é melhorar a qualidade do gasto público por meio da eliminação do desperdício e da melhoria contínua da gestão dos processos. Já os objetivos específicos são três, a saber: divulgar e estimular a troca de práticas de gestão bem-sucedidas; capacitar gestores públicos em metodologia de gerenciamento de despesas; e conscientizar os servidores públicos sobre a importância da qualidade do gasto.

 

SisPEG
O Sistema do Programa de Eficiência do Gasto – SisPEG foi desenvolvido a partir de planilhas excel  para coleta de dados e cadastro de planos de ação e metas.
No sistema, as entidades participantes PEG coletam dados necessários à sua análise e diagnóstico. Então, são acordadas metas e elaborados planos de ações para o alcance dos resultados esperados. Os dados são disponibilizados em tempo real e sua análise é facilitada com o uso de sistemas de Business Intelligence (BI).